quinta-feira, 10 de março de 2011

STONEHENGE

É na Inglaterra, ao sul, nas planícies de Salisbury que se encontra o monumento pré-historico Stonehenge. Tal qual ás piramides, é um monumento misterioso e sem igual em todo mundo.
Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza qual era sua finalidade. Rituais Druidas, cerimônias em homenagem ao sol, ou portal para seres de outros planetas são algumas das possibilidades sempre lembradas.
Do inglês arcaico "stan" = pedra, e "hencg" = eixo,  o circulo de pedras era denominado pelos Saxões de "hanging stones" (pedras suspensas) e  em escritos medievais como "dança dos gigantes". Cientistas afirmam que Stonehenge foi construído entre os anos 2800 e 1100 a . C., em três fases separadas:

1ª Fase : (Morro Circular), que conhecemos como o círculo externo de Stonehenge e dos três círculos de buracos, 56 ao todo, que cercam o monumento.
2ª Fase : que iniciou em 2100 a . C., houve a construção do duplo círculo de pedras, em posição vertical no centro do monumento, bem como da larga avenida que leva a Stonehenge e da margem externa das planícies cobertas de grama que o rodeiam.
Na Terceira e última fase, o duplo círculo de pedras foi separado e reconstruído, sendo erguidos muitos dos trílitos.
Os Arqueólogos, ainda consideram a hipótese de uma construção religiosa.
Acredita-se que Stonehenge e outros sítios megalíticos foram construídos pelos antepassados dos Druidas deste milênio, por acreditarem que fossem lugares de grande força para concretizarem seus rituais...em vez de templos fechados, eles se reuniam nos círculos de pedra, como se vêem nas ruínas de Stonehenge Avebury, Silbury Hill e outros.
Independentemente de sua finalidade, o monumento de Stonehenge é mais que um ponto turístico; é uma obra que desafia os pesquisadores modernos e excita a imaginação de cada visitante. Certamente, o fascínio exercido pelo monumento não está apenas em sua grandeza e imponência desproporcionais ao pensamento contemporâneo, mas principalmente, nos mistérios que cada pedra guarda, há mais de 5 mil anos.

Nenhum comentário: